domingo, 27 de setembro de 2009

Sistematizando o Conhecimento adquirido na etapa 1

Etapa1- Atividade Final- Biblioteca
Sistematizando o conhecimento adquirido na etapa 1
Cursista: Wagner Barros
Tutora: Tânia Sanches

Analisando a postagem dos meus colegas de curso no FORUM, observei que a maioria dos cursistas não teve acesso as novas tecnologias de Informação no ensino médio, tendo oportunidade apenas na universidade por pressão da própria instituição através de trabalhos acadêmicos. Essa exclusão digital pode ter decorrido pelos altos preços das novas tecnologias e pela velocidade de mudanças nas transformações tecnológicas na sociedade. O cursista Roberto Nepomuceno Brito
(Fórum), afirma:
No final do meu curso de graduação em Química em 1997, foi solicitada a apresentação do TCC (trabalho de conclusão de curso). O trabalho deveria ser digitado, o problema era que eu não tinha computador, nem mesmo sabia como ligar um computador, tudo o que possuía de tecnologia era uma máquina de escrever manual.
Para mim fica claro que, os contextos (sociais, culturais e financeiros) também têm um papel definidor entre o sujeito e a tecnologia, ampliando e/ou limitando as
relações e situações que daí se originam. Não posso negar também que o governo Federal, estadual e Municipal vem se esforçando para diminuir o analfabetismo digital nas escolas publicas com a formação continuada dos professores e construção de laboratórios de informática nas escolas. Nesse sentido o curso de mídias na educação vem preencher lacunas deixadas em nossa formação acadêmica através do Modulo Introdutório de Informática. Na etapa 1: O Computador e seu funcionamento, conclui que o mesmo é uma máquina que processa dados, orientada por um conjunto de instruções e destinada a produzir resultados completos, com um mínimo de intervenção humana. Entre vários benefícios, podemos citar:
 grande velocidade no processamento e disponibilização de informações;
 Precisão no fornecimento das informações;
 próprio para execução de tarefas repetitivas;
 propicia a redução de custos em várias atividades;
 Compartilhamento de dados.
Um sistema baseado em computador é, na verdade, composto por hardware e software. Hardware é o nome que se dá para a parte física do computador. É tudo que você pode tocar (mouse, teclado, caixas de som, placas, fios, componentes em geral). Software é o nome que se dá a toda parte lógica do computador. Ou seja, são os programas que você vê funcionar na tela do micro e que dão "vida" ao computador. Sem um software adequado à suas necessidades, o computador, por mais bem equipado e avançado que seja, é completamente inútil.
O computador não é uma máquina com inteligência. Na verdade, é uma máquina com uma grande capacidade para processamento de informações, tanto em volume de dados quanto na velocidade das operações que realiza sobre esses dados. Basicamente, o computador é organizado em cinco grandes funções ou áreas, as quais são: entrada de dados, armazenamento de dados, processamento de dados, saída de dados e interconexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário