domingo, 27 de setembro de 2009

RADIOS E PROJETOS PEDAGÓGICOS

RADIOS E PROJETOS PEDAGOGICOS
WAGNER FONSECA BARROS

Tecnologias, como o rádio, a televisão e o computador, que não foram desenvolvidas com finalidades educacionais, demonstram, hoje, dentro da escola, uma racionalidade instrumental e técnica, que só vem a melhorar o ensino. Sendo assim, “a escola deve incluir como conteúdo da educação obrigatória alguns aspectos que se refiram ao conhecimento e ao uso das novas tecnologias da informação”, bem como “a capacitação de toda equipe docente, inclusive os gestores de escola” (LITWIN, 1997, p. 84). Antes de qualquer investimento de tecnologias na educação, deve-se ter a preocupação com a formação do professor diante dessa nova forma de ensino. Essa formação precisa interferir na resistência dos professores em utilizar tecnologia.
A relação professor-aluno, inserida nesta realidade tecnológica, pode estimular as reflexões críticas, contribuindo para uma educação mais consciente. Quanto mais próximo o aluno ficar da realidade, mais forte e viável será o fazer pedagógico.
Uma experiência com radio escola pouco debatida no Fórum e o podcast que já bastante difundida pela escola BR de Florianópolis http://www.escolabr.com.
Podcast é uma palavra que vem da junção de Ipod com Broadcast e nada mais é do que programas de rádio personalizados gravados em mp3 e disponibilizados pela internet. “Através de um arquivo RSS os autores desses programas de rádio caseiros disponibilizam aos seus “ouvintes” possibilidade de ouvir ou baixar os novos programas”, utilizando softwares como oipodder é possível baixar os novos programas automaticamente, até mesmo sem precisar acessar o site do autor, podendo gravá-los depois em aparelhos de mp3 ou CDs e ouvir quando quiser.

O termo Podcast foi citado pela primeira vez em 12 de fevereiro de 2004 num artigo de autoria do jornalista Ben Hammersley, no jornal britânico The Guardian.
Podcvast do EscolaBR
Os programas de podcast do EscolaBR em geral falam de Informática Educativa, Software Livre e novidades tecnológicas com convidados conhecidos do mundo da Informática Educativa. Quando encontramos arquivos de áudio sobre Educação e/ou produções de alunos, também disponibilizamos em nossos programas. Você pode ouvir os programas direto da página, fazer download dos arquivos ou assinar nosso programa em seu agregador. Para ouvir a todos os programas já gravados e enviar seus comentários acesse nosso Podcast
Sugestões de Utilização Pedagógica
• Realização de programas por alunos sobre determinado tema como se fosse um programa de rádio
• Explicação de Conteúdos oralmente, que podem ser utilizados com alunos portadores de deficiência visual.
• Criação de uma rádio novela com alunos.
• Criar um mapa da cidade e gravar uma narração com curiosidades e história dos principais pontos turísticos.
• Professores gravam um programa com curiosidades de suas disciplinas.
Primeiros Projetos
Rádio Novela - A novela mais ouvida na Educação (Ensaio) - Abril/2005
Sintonize-se! Das ondas do Rádio aos Espaços da Web - Projeto de Férias 2005/2006
Blog ando Com Ciência 2005 -> Rádio Net 2006

Projeto Aluno Repórter: A Imprensa na Escola
No dia 03 de abril de 2009, ocorreu o lançamento no município de Bragança.
O Projeto Aluno Repórter é um dos projetos pedagógicos mais inovadores em andamento nas escolas da rede estadual de ensino. Produto de uma articulação entre a Primeira URE, o NTE-Bragantino e a comunidade local, que objetiva formar cidadãos críticos, difundir práticas radiofônicas, integrar diferentes conteúdos do currículo e contribuir para melhoria da aprendizagem dos alunos (as) de Bragança, Tracuateua, Augusto Correa, Viseu e Cachoeira do Piriá.
Entre os objetivos do Projeto destacamos:
1) Formar alunos(as) para atuarem como repórteres dentro da comunidade escolar;
2) Despertar o interesse pela pesquisa;
3) Potencializar o gosto pela leitura;
4) Estreitar a relação entre as escolas, comunidade e Universidade.
Portanto, no processo educativo, o rádio, durante toda a sua existência, contribuiu com expressivas realizações, marcando o compromisso com a cultura e construção da cidadania. Quando utilizado para fins educativos, como é o caso destes projetos, mostra que pode ser eficiente e democrático. A contribuição deste meio é eficaz para o processo de aprendizagem, especialmente para os alunos e, basta que o saibam utilizar os nossos educadores.

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