domingo, 13 de setembro de 2009

JORNAL FOLHA ESTUDANTIL

GOVERNO DO ESTADO DO PARA
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL HONORATO FILGUEIRAS

Projeto Elaborado como norteamento para criação do jornal Folha Estudantil integrado ao estudo complementar de Mídias na Educação.
3º Anos Ensino Médio

1 - Apresentação / Justific
É bastante comum a afirmação de que a leitura é importante para aquisição de conhecimento. E isso é verdade. Através da leitura é possível estabelecer um canal de comunicação que enfoca temas diversos, ampliando o raio de conhecimento.
A leitura por sua natureza formativa proporciona prazer, cria mecanismos que permitem decifrar idéias e opiniões diversas. Transporta o leitor ao mundo da palavra escrita e de imagens de um código especial que vem sendo construído ao longo da história da linguagem humana.
Nesse processo, a escola tem papel importante ao criar situações de aprendizagem em que o ato de ler se estabelece em sua plenitude, proporcionando a educandos e educadores descobertas importantes para sua formação.
Há uma conexão entre leitura e escrita “elas jamais se divorciarão” afirmou certa vez uma professora que ministrava palestra sobre livro didático.
Nesse propósito, alunos e professores dos 3º Anos Ensino Médio coordenados pelos professores do projeto sala de leitura da escola estadual prof. Honorato Filgueiras do distrito do Mosqueiro que estão confeccionando o Jornal Folha Estudantil que oportunizará expressão escrita e de leitura.
Com voz, leitura e escrita a comunidade escolar é capaz de formular sua compreensão de mundo e traduzi-la em artigos e matérias diversas sobre assuntos em pauta no cenário social e que dão vazão à história.
Nessa perspectiva, a língua portuguesa em sua normal culta é produzida integrando o cotidiano da sala de aula ao modo de expressão do educando e assim abrindo caminho para o entendimento de outras áreas, numa perspectiva interdisciplinar.
2 - Objetivos

2.1- Objetivo Geral

O presente projeto visa incentivar o desenvolvimento da escrita e da leitura de educandos e educadores pela produção do Jornal Folha Estudantil.

2.2- Objetivos Específicos

2.2.1- Ampliar a produção textual dos discentes, a partir de temas atuais.
2.2.2- Promover a cultura literária jornalística na escola.
2.2.3- Integrar alunos e professores por meio da cultura literária jornalística.
2. 2.4-Criar condições pedagógicas para que os educandos compreendam as etapas de elaboração do jornal Folha Estudantil.
2.2.5- Socializar os conhecimentos advindos da elaboração do jornal com toda a comunidade escolar.
2.2.5- Outros.
3 - Recursos

3.1- Recursos Humanos: alunos (as); professores (as); corpo administrativo e pedagógico; pessoal de apoio e de secretaria; pais e comunidade em geral.
3.2- Recursos Materiais: cartolina; papel madeira, cartão, sulfite, pincéis, canetinha, cola, tesoura, régua, computador, vídeo, retroprojetor, som.
4 - Cronograma

Corresponde as etapas de elaboração do projeto e engloba os meses de agosto e setembro de 2003.
A) Agosto:
b) Setembro:
5 - Metodologia

Fundamentam-se num princípio científico de desenvolvimento da linguagem humana em seus múltiplos aspectos de escrita, leitura, imagens e formas.
Ocorre através da pesquisa participante sobre temas em curso no cenário social. Tais enfoques são debatidos e transformados em textos jornalísticos, configurando-se em matérias que situam os educandos no tempo e espaço da história contemporânea.

6 - Fundamentação teórica

Fazer leitura e escrita corresponde a traduzir sentimentos em opiniões acerca da vida moderna situando o ser no tempo e no espaço.
Por isso amparamos este projeto nas idéias da professora Maria Helena Martins que em sua obra o que é leitura enfoca acerca da necessidade do despertar para o ato de ler e de escrever numa dimensão holística.
Para essa educadora, o ato de ler parte de uma necessidade, de um desejo de expansão do saber, uma vontade de conhecer. Essa leitura configura pela leitura de mundo e da palavra.
Por ser dinâmica, é possível se fazer uma leitura sensorial, uma leitura emocional e a leitura racional. Cada uma dessas tem sua característica que se complementam.
A leitura se desenvolve em busca de respostas que podem ser física, fazendo sentido a uma resposta intelectual. Nisso, cada leitor tem seu jeito de ser e de interpretar.
Os Parâmetros Curriculares do Ensino Médio também contribuem para fundar este trabalho. Para esse conjunto de documento, o Ensino Médio constitui a etapa final da educação básica e seu princípio fundamental centra-se no aprender a ser; aprender a fazer e aprender a aprender.

7 - Avaliação

É um princípio que permite aos participantes do projeto observar se os objetivos propostos foram alcançados. Fundamenta-se nas idéias do filósofo e estudioso da avaliação Cipriano Luckesi que propõe o avaliar de modo emancipatório, reflexivo, crítico e que seja um meio para se alcançar novo parâmetros de competências e habilidades para se resolver situações simples e complexas do cotidiano.
Ocorrerá continuamente através participação, assiduidade, freqüência, cooperação, produção textual, auto avaliação.
8 - Considerações finais

Fazer um jornal escolar é abrir caminho para a divulgação de idéias dos educandos e educadores.
Nesse percurso são construídos conhecimentos acerca da vida e do mundo, num plano de relações sociais complexas, ditadas muitas vezes em questões individuais em substituição ao coletivo.
Mesmo assim, é possível se enveredar por uma educação solidária, que incentiva os educandos a produzirem um saber crítico, sintonizado com o desejo de promover o outro em sua dignidade humana que se relaciona ao afeto, ao cognitivo à valorização do saber como via de construção do novo, da emancipação humana.
É por isso que toda a comunidade escolar está otimista e entusiasmada no lançamento desta folha de idéias e opiniões. Através dela acreditamos que toda a comunidade escolar estará dando significativos passos em direção a uma produção autônoma de um saber contextual, com característica de perenidade que auxiliará na resolução de inúmeras situações problema que possam se apresentar ao longo da vida escolar e social.
Assim, temos a convicção de que o presente projeto constitui-se como ponto de partida para a elaboração de uma postura científica e humana de toda a comunidade escolar em meio a uma comunidade de cidadãos conscientes de suas limitações de seus direitos e deveres.

9 - Referências

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense. Coleção Primeiros Passos, 1994.

TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias (acadêmica, da ciência e da pesquisa). Belém: Cejup, 2000.

PARÂMETROS Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2000.

VASCONCELOS, Celso. Construção do Conhecimento em sala de aula. São Paulo: Salesiano Dom Bosco, 1993.

BARNES, Rob. Seja um ótimo aluno. São Paulo: Papirus, 1995.

RANGEL, Mary. Dinâmica de Leitura para sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1999.

Jornal Mundo Jovem. Porto Alegre, 2003.

BLISKSTEIN, Isidoro. Técnicas de Comunicação Escrita. São Paulo: Ática, 1997.

RICHARD, Bamberger, Como Incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ativa, 1996.

BAJARD, Elie. Ler e dizer, Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler (em três artigos que se completam). São Paulo: Cortez, 2001.

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