sábado, 3 de outubro de 2009

O Radio como Formação Cidadã

FORUM: RESUMINDO
WAGNER FONSECA BARROS

1.0 IDENTIFICAÇÃO
Escola estadual Prof. Honorato Filgueiras
TV. Siqueira Mendes S/N Distrito do Mosqueiro

1.0 TÍTULOS: O Radio como Formação Cidadã

1.1 DESCRIÇÃO: Elaboração de Uma Radio Escola que conte a formação e o desenvolvimento da comunidade escolar da escola estadual Honorato Filgueiras, utilizando o kit tecnológico Radio escola.

2.0 OBJETIVO GERAL: Promover a socialização entre os alunos; Ampliação do universo conceitual e o vocabulário dos alunos; Valorizar os aspectos positivos da programação radiofônica, aplicando- os em sala de aula. Considerar o conhecimento prévio dos alunos.
2.1 OBJETIVOS:
* Contribuir para a compreensão de que o rádio é um veículo de comunicação eficiente para tornar público o trabalho educacional efetivamente realizado em cada unidade escolar;
* Investir na formação de repórteres mirins (alunos do 1º ciclo do Ensino Fundamental) para que consiga comunicar em linguagem mais acessível assuntos ligados à cultura, saúde, educação e política.
* Evidenciar através dos programas produzidos e apresentados por alunos e professores a interdisciplinaridade inerente ao Projeto;
* Desenvolver habilidades e tendências comunicacionais dos participantes;
* Assessorar os profissionais envolvidos no projeto para que se utilizem do rádio como um instrumento eficaz de ensino;
•* Reconhecer crianças e adolescentes como produtores de cultura, integrando-os aos meios de comunicação, em geral ocupados por adultos;
* Exercitar a comunicação oral, aperfeiçoando a objetividade e clareza de exposição do pensamento;
• Favorecer a convivência e trabalho em grupo, respeitando diferenças, níveis de conhecimentos;
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3.0 JUSTIFICATIVA
Existem muitas formas de aproximar rádio e educação. A mais tradicional estabeleceu-se no âmbito da radiodifusão aberta, tanto AM quanto FM, com as denominadas “rádios educativas”. Outra modalidade é a veiculação de conteúdos educativos em “emissoras abertas”. Nos municípios de Santarém e Belterra, ambos no Pará ganharam relevância, por exemplo, a experiência da Rádio Rural, que abre espaço para que professores e alunos de 400 escolas dos dois municípios mobilizem 37 mil alunos da floresta amazônica. Uma terceira modalidade tem sido a “radiodifusão comunitária”, objeto da reportagem de Carta Capital. Uma prática que aglutina a experiência da rádio comunitária com a emissão aberta via FM, é a da rádio “Voz da Liberdade”, dirigida por crianças e adolescentes no Sertão do Ceará, na pequena cidade de Nova Olinda, no espaço da Fundação Casa Grande.
A grande novidade, no momento, é a introdução nas escolas da radiodifusão restrita. É importante lembrar que as rádios restritas não necessitam de autorização prévia do governo federal para ser instaladas e entrar em funcionamento.
As diferentes modalidades da integração do rádio à educação vêm ganhando um diferencial que as une: a possibilidade de que se transformem em uma “prática educomunicativa”. O fato ocorre quando o uso da linguagem radiofônica se integra a outras linguagens; quando se garante, em igualdade de condições, o protagonismo do educador e do estudante; quando, finalmente, o uso do rádio, de uma forma democrática e participativa, passa a significar a vontade política da escola em reconhecer a importância de se trazer a comunicação para o centro dos processos educativos. Experiências como a do Educom. Rádio aponta para a novidade de que o velho rádio continua sendo uma excelente opção quando se quer pensar numa educação renovada e mais próxima da realidade dos próprios educando. Essa é a lição a ser apreendida, refletida e convertida em novas experiências.

4.0 METODOLOGIA
No primeiro dia 17 de junho Passamos de sala em sala explicando para os alunos do período matutino como funcionará a rádio e que haveria eleição para o nome dela. No período vespertino, também explicamos como funcionará a rádio e já recolhemos os votos de 7º a 8º série para a escolha do nome. No dias 23, fizemos a votação no período matutino, que foi no pátio do colégio. No dia 25, fizemos a contagem dos votos. Com uma diferença de 17 votos, Rádio A Voz da Ilha ganhou da Pode Falar.
No dia 26 escolhemos a principio 10 alunos com experiência em informática e telecomunicação para depois difundirem o projeto para os outros alunos da escola e os professores Fabio e Roseane editaram a abertura do tema da programação da radio, cujo qual foi eleições diretas para diretores, pois a escola vivenciava a divulgação das chapas para escolha da direção. A abertura ficou assim:
Oi pessoal! Hoje saiu no ar a o primeiro programa da Rádio A Voz da Ilha no formato de 20 minutos. O programa de hoje vai falar sobre eleição de diretores das Escolas Estaduais do Pará. Você vai ficar sabendo neste programa quem pode votar nesta eleição e também quem faz parte da comissão eleitoral da nossa escola. A eleição para a escolha dos novos diretores acontece no dia 22/08 na escola.
O nosso programa vai ao ar hoje no horário do recreio e logo mais estará disponibilizado no Blog da escola. www.honoratomosqueiroeducandociencias.blogsport.com.br

Um abraço e até o próximo programa.
No dia 30 de junho a radio foi ao ar por cerca de 30 minutos, levando principalmente informação e musica. Os alunos ficaram entusiasmados com a novidade, tanto que os 20 minutos viraram 30 minutos em questão de “segundos” e logo todos ao mesmo tempo queriam ser locutores, repórter policial, investigativo, etc. Como era o ultimo dia letivo as conclusões com a equipe técnica pedagógica ficaram para o segundo semestre, pois ainda avaliava o calendário escolar e a reposição das aulas, devido à mesma ter entrado em greve. A conclusão pessoal que tenho e que os alunos prosseguiram com o projeto.
5.0 RECURSOS UTILIZADOS
- Rádio
- Caixa de som
- Mesa de som com oito canais
- Caixa amplificada
- Microfone
- Cartolina
- Cola
- Revistas
- Tesoura
- Máquina fotográfica


6.0 SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Primeira Etapa
1)Levantamento histórico e bibliográfico Sobre o radio no Brasil;
2)Debate sobre as imagens, disposição dos textos, informações, conteúdos
3) Pesquisar o funcionamento de uma radio comunitária local.
4)Levantar e comparar os temas e argumentos abordos pelos entrevistados
Segunda Etapa
1) Aula no Laboratório de Informática para pesquisa e funcionamento dos componentes eletrônicos.
2) Passo-a-passo para criação da radio com informações de um técnico contratado pela a escola.
3) Pesquisa em dicionário sobre as palavras assunto, tema, olhar e também a expressão Gênero textual.
4) O professor poderá escolher entre os temas levantados pelos entrevistados ou entre os que ele eleger e fazer a pesquisa sobre a radio pelo tema: ex. Google – Radio Escola;
5) Navegar pelos site especializados como o EDUCOM,
6) Pré-selecionar as rádios de preferência dos alunos
7) Ordenar intuitivamente, afetivamente ou aleatoriamente, sem roteiro pré-fixado cerca de 4 rádios escola.
8) Descrever as rádios escolhidas
9) Selecionar aquelas que mais se aproximam com o tema
10) Elaborar os títulos e as legendas que comporão a parte escrita do Álbum, procurando formar frases curtas, complementando, ilustrando, concordando ou contradizendo a imagem, enfim, compondo artisticamente uma opinião sobre o assunto geral e o foco do seu tema.
11) Convidar professores das disciplinas tocadas pelos temas para um mini Fórum
7.0 PERÍODOS: Junho
Etapas JUNHO - 2009
1º 2º 3º 4º
Apresentação da proposta na Escola
Apresentação da proposta no Estabelecimento de Ensino
Reunião com professores e coordenadores para definição do tema de Junho
Contato com os softwares de edição de sons pelos professores e alguns alunos selecionados para monitores
Gravação do tema de abertura e postagem na página da escola
Oficina com alunos e professores incentivando o uso da radio durante as atividades escolares.
Avaliação do projeto
Elaboração de um ensaio sobre o tema



8.0 DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Informática Educativa, Língua Portuguesa, Artes, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, e outras percebidas nos temas.

9.0 PARTICIPANTES: Diretamente: Alunos do Ensino Médio, professor de Língua Portuguesa, Professor de Informática Educativa.
10. Convidados: professor de História, Filosofia, sociologia etc.
11. Bibliografia:
Hernando Hernandes- Trabalho por Projetos. Apostilas e anotações de sala de aula-
Curso de Mídias: Módulo Gestão.

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