terça-feira, 6 de outubro de 2009

O uso de Novas Tecnologias na escola Honorato Filgueiras

Trabalho na escola estadual de Ensino Médio Prof. Honorato Filgueiras, Distrito do Mosqueiro, cerca de 10 anos, nesse período vivenciei, varias transformações estruturais e tecnológicas na escola, porem a mentalidade na gestão tecnológica ficou parada no tempo sem acompanhar a transformação que a sociedade educacional vem sofrendo.
Quando me apresentei para lecionar física na escola em maio do ano 2000, a tecnologia mais avançada “era” a TV Escola do Ministério da Educação, trabalhar com TV e Vídeo era a sensação do momento, com passar dos anos a SEDUC, em 2002, através do Projeto Alvorada, transformou o espaço em um luxuoso laboratório de informática, e a sala de áudio visual perdeu espaço, e nunca mais foi ativada, pois pela ação do tempo a antena parabólica sofreu um revés do vento e veio abaixo. O laboratório efetivamente começou há funcionar cinco anos depois, pois luxuoso era apenas o espaço físico, ainda faltavam “professores qualificados”, para trabalhar no laboratório, conforme o gestor da USE-19. Nesse período a escola continuou a trabalhar com TV e DVD em sala de aula, com o passar do tempo o Conselho Escolar adquiriu, uma câmera fotográfica, uma filmadora, um retroprojetor, uma filmadora digital, uma câmera fotográfica digital, um micro system, um projetor “data show”. Os professores e alunos passaram a produzir vídeos através do projeto Meio Ambiente, cujo qual foi premiado nacionalmente, as aulas com data show forçou os alunos a utilizarem o software Power point para apresentação de trabalhos escolares e até mesmo o uso como Cinema. Hoje o laboratório de informática que no inicio funcionava com trinta com trinta computadores possui apenas dez funcionado, fechado durante a tarde por falta de professor, e nos dois turnos aberto, funciona quando os profissionais estão dispostos a trabalhar. A lotação deste espaço pedagógico não é feita através de um projeto pedagógico educacional, e sim por indicação da Use privilegiando os professores que perderam carga horária em determinada escola para concursado. Porem a frustração da escola em quanto mundo globalizado e que a mesma continua “Ilhada do mundo virtual”, porque a internet prometida por três governos, nunca atravessou a ponte que liga a ilha ao continente. Toda via o corpo docente não perde a esperança de ver a escola conectada com o mundo, os profissionais continuam fazendo curso de formação continuada: temos três professores cursando Mídias na Educação, outros fazendo informática básica e avançada na escola de Governo, e outros que já passaram e estão qualificando-se no NTE-Belém. Hoje, a escola participa com cinco alunos e cinco professores do projeto Radio Escola do Proinfo, com a radio já implantada.
O uso das novas tecnologias permite ao professor estender sua atuação a aspectos que a educação tradicional era limitada, por exemplo, manter determinados grupos em contatos, avaliar o desempenho e participação dos alunos de forma mais eficaz, desencadear ações que possibilitem o uso da internet como espaço cooperativo, despertar o interesse no aprofundamento.

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