domingo, 1 de novembro de 2009

Estratégias Articuladoras

Cursista: WAGNER FONSECA BARROS
Fórum 3 "Estratégias articuladoras".

Diante das incertezas colocadas pelas diferentes tecnologias disponíveis na minha escola (retroprojetor, projetor de slaid, vídeo, máquina fotográfica, televisão, computadores, etc.) e da não compreensão das possíveis contribuições das mesmas ao funcionamento do cotidiano escolar e à aprendizagem dos alunos, é comum perceber situações em que o uso das tecnologias é ignorado na escola, seja no âmbito administrativo ou pedagógico. Ao lado desta situação, caminha outra, a do uso da tecnologia para cumprimento de tarefas burocráticas, como o preenchimento de planilhas de notas, mas sem qualquer reflexão sobre o que os dados digitados revelam para a tomada de decisões compartilhadas na escola. O mesmo ocorre nas situações pedagógicas com uso das TIC dentro das escolas, que muitas vezes transpõe práticas pedagógicas tradicionais para o uso do computador no processo de ensino e de aprendizagem, sem a devida reflexão sobre as contribuições que as tecnologias trazem, junto a suas especificidades, para fazê-lo-pensar educacional.
Fica evidente a importância e a necessidade de expandir os programas de formação para incorporação das TIC na escola, englobando não só professores, mas também os gestores escolares, de forma que, inseridos no processo, conheçam as possibilidades e contribuições da utilização e aplicação das tecnologias no ensino aprendizagem e possam atuar na mudança da organização da escola. Portanto, a escola tem que buscar uma maior interação entre Gestão Escolar e Tecnologias, articulando os conceitos e práticas atuais da gestão democrática, da articulação administrativo-pedagógica e da integração das tecnologias para potencializar a melhoria da qualidade de atendimento e de funcionamento da escola pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário