domingo, 1 de novembro de 2009

Articulando no contexto da Sala de Aula

Atividade 1 - Proposta de atividade articulada no contexto de sala de aula
Nome dos autores (cursistas):
Valdir Fonseca Barros (representante)
Wagner Fonseca Barros

Contextualização da atividade:
Esta atividade pedagógica é parte de um projeto maior da escola X, um festival cultural que focaliza a musica e prevê como benefícios culturais, sociais e derivados a criação de um perfil de concepção nos estudantes com relação aos diversos estilos musicais presentes na cultura paraense e brasileira; a leitura crítica pelos estudantes dos estilos proporcionados pelas rádios e aparelhagens; projeção de talentos que se destacam na escola nos grupos musicais com relação às habilidades instrumentistas e vocal; inserção de mais um evento cultural de cunho educativo no calendário de programações culturais da comunidade enquanto papel fundamental da escola na formação cidadã.
O interesse da comunidade da Escola X pela realização do Festival Musical nasceu de uma constatação ao longo de muitos eventos culturais realizados.
Neste episódio, verificamos que os estudantes, freqüentemente, solicitavam a reprodução de tendências musicais como o denominado midiaticamente “tecno-brega” e congêneres. Fato este, interpretado como apropriação mediante consumismo de produtos que a indústria midiática tem imposto ao universo estudantil de forma acrítica.
Tal constatação nos deu a possibilidade de entrever duas questões importantes em termos pedagógicos. A primeira sugere que a escola não tem tratado adequadamente e de forma sistemática os conhecimentos que os estudantes trazem em sua bagagem cultural à escola por influência midiática. A segunda é que já é sabido, por meio de amplas pesquisas, que tais conhecimentos podem ser levados em consideração enquanto conhecimentos iniciais em uma Aprendizagem Significativa.

Nestes termos, os objetivos do festival são orientados a partir do tema central dos projetos na escola, qual seja A influência da Mídia no Cotidiano Humano. Dessa forma, o festival centra-se em por em evidência, discutir, refletir e compreender as leituras e os apelos sensoriais proporcionados pela indústria da mídia de forma crítica, evidenciando os valores morais e étnicos que norteiam o comportamento social ‘da nossa gente’.


Série 3º ano do Ensino Médio

Disciplinas(s) envolvidas: todas as disciplinas do ensino fundamental e médio a partir da quinta série.
Dinâmicas de trabalho:
A seqüência didática deverá iniciar a partir de um vídeo, da TV escola, como preparador prévio – recurso freqüentemente usado em aprendizagem significativa - para que as idéias iniciais dos estudantes, ou concepções prévias, tenham oportunidade de serem sistematizadas com os conceitos físicos ligados ao som.
Nesse sentido, os conhecimentos que os estudantes já possuem com relação à musicalidade imposta acriticamente pela mídia em CD ‘pirateado’, festas de aparelhagem, carro volante na comunidade, TV e internet passam a ter nova significação no contexto e discussão relativa ao Vídeo da TV escola e, logo a seguir, a significação passa a ser acadêmica com a explicitação dos conceitos físicos de som apresentados aos estudantes.
Tais conceitos são o som, onda mecânica que precisa de um meio para se propagar (ar), a freqüência em termos de altura, se agudo ou grave dependendo da intensidade; o timbre, que permite diferenciar dois sons de mesma altura, mesma intensidade, porém emitidos por fontes diferentes.

Tempo de duração da atividade: 2 Tempos de aula.

Recursos das TICs utilizados: TV, vídeo, uma câmera e uma coleção de vídeos e DVDs do Programa da TV-Escola e computadores
Possíveis articulações entre: Projeto da comunidade + Recursos das TICs + Conteúdos curriculares
Tratando-se de uma atividade pedagógica em seu contexto mais restrito e compreendendo-a pela ótica da atividade maior que a escola desempenha a seqüência didática é parte do projeto denominado Festival Musical da Escola X. Tal festival objetiva por em evidência, discutir, refletir e compreender as leituras e os apelos sensoriais proporcionados pela indústria da mídia de forma crítica, evidenciando os valores morais e étnicos que norteiam o comportamento social ‘da nossa gente’. E alguns dos seus objetivos específicos estão destacar o importante papel, em termos sócio-históricos, dos estilos musicais regionais na cultura musical paraense e brasileira, fomentar e expor os variados trabalhos com bandas musicais presentes na escola e comunidade.
Uma das formas avaliativas da aprendizagem dos estudantes será a discussão no Blog da equipe das Ciências da escola X relativa à produção textual de cada estudante dos conhecimentos inicias, antes da seqüência didática, e dos conhecimentos aprendidos após a seqüência didática.

Análise sucinta sobre algumas articulações previstas em termos do aprendizado dos alunos:
As metas previstas após a seqüência didática, ou seja, as aprendizagens dos conceitos físicos terão a oportunidade imediata de serem usadas. Isso deverá ocorrer durante a programação do festival para a comunidade que contempla em sua dinâmica, entre outros, dois mini-concursos de bandas de rock e de grupos culturais, a apresentação de bandas convidadas e videoclipes.
Os estudantes usarão a aprendizagem de freqüência para indicação de altura, se aguda ou grave. Neste caso, quando maior for à freqüência o som será agudo, quando menor a freqüência o som será grave. O conceito de timbre permitirá diferenciar dois sons de mesma altura, mesma intensidade, porém emitidos por fontes diferentes.

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